Usuários da policlínica Djalma Batista recebem benefícios sociais do programa ‘Abraço Solidário’

Prefeitura de Manaus realizou mais uma ação do programa “Abraço Solidário” nesta quarta-feira, 12/8, com a doação de benefícios sociais a 47 pessoas assistidas na Policlínica Djalma Batista, bairro Compensa, zona Oeste. O “Abraço Solidário” é realizado pelo Fundo Manaus Solidária e direcionado a crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs).

Idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o programa tem intensificado a sua atuação neste momento de pandemia da Covid-19. “Antes as pessoas vinham até nós, agora estamos indo até eles, buscando por aqueles que precisam de atenção e preenchem os pré-requisitos do ‘Abraço Solidário’. Não há felicidade maior do que ajudar uma mãe a receber seu filho com um pouco mais de conforto ou dar meios para alguém ter mais mobilidade, ter uma vida melhor. Isso nos impulsiona a fazer sempre mais”, afirmou.

Na policlínica Djalma Batista, o Fundo Manaus Solidária fez a doação de 20 kits de enxovais, 21 kits de fraldas descartáveis e seis bengalas.

Uma das usuárias beneficiadas com a bengala foi Francisca Barbosa Rodrigues, 61. Com a perda parcial da mobilidade causada pelo agravamento da artrose, ela agradeceu pela oportunidade de ganhar um pouco mais de autonomia com o uso da bengala.

“Vai ajudar bastante e eu estou muito feliz. A cartilagem do meu joelho é inexistente e isso me prejudica na hora de andar. Fiz fisioterapia, tomei remédios e melhorei, mas sem a bengala fico tombando, porque não tenho apoio no meu joelho. Preciso da bengala para caminhar, só não posso correr, mas com a bengala consigo andar bem melhor”, disse.

Mãe de primeira viagem, Crislane Vieira, 20, espera Melissa e ficou muito grata pelo recebimento do benefício. “Com a pandemia, a gente não pode ficar comprando muita coisa e não encontra nada barato também. E esse kit tem muitas coisas apropriadas, itens que o bebê precisa muito quando nasce. Fico muito feliz em receber essa doação, além da pandemia, ela chega numa hora em que a mãe não consegue mais sair muito porque doem as pernas. Só tenho a agradecer”, falou.

A diretora da Policlínica Djalma Batista, Dorinês Vicente, ressaltou a característica do programa “Abraço Solidário”, que visa proporcionar atenção imediata a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Algumas pessoas adentram as unidades de saúde em busca de ajuda e muitas vezes os problemas delas são sociais e não de saúde em si. E, em um momento de pandemia, é de suma importância assistirmos essas pessoas que estão, em grande parte, em vulnerabilidade. Só temos a agradecer por essa parceria”, finalizou.

— — —

Texto – Michele Gouvêa / Fundo Manaus Solidária

Fotos – Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmPYNvTK