‘Uma Tarde no Museu’ leva idosos do Instituto Abílio Pontes ao Museu da Cidade

Esta quinta-feira, 27/6, marcou a 16ª edição do projeto ‘Uma Tarde no Museu’ que, desde o início deste ano, tem levado tardes cheias de cultura e lazer a mais de 200 pessoas de bairros periféricos, em situação de vulnerabilidade ou atendidas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. A iniciativa da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro levou 16 idosos do Instituto Abílio Pontes para visitarem o Museu da Cidade de Manaus, no Centro da cidade.

Para Lucas Gomes, 23, educador social do instituto, o projeto tem transformado as vidas das pessoas que participam. “Podemos perceber o semblante de felicidade nos rostos dos idosos com a visita. É muito bom tanto pra eles quanto pro instituto termos a oportunidade de trazer cultura e conhecer a história da nossa cidade. É deslumbrante ver como isso é bonito”, diz ele.

“Apesar de toda essa minha idade”, começa Maria do Perpétuo Socorro da Silva, 59, beneficiada do instituto há quase 1 ano, “é a primeira vez que tô num lugar que nem esse. Eu nunca tive a oportunidade de conhecer e hoje tô muito feliz de estar nesse espaço, pois faço parte da cidade, sou manauara”, conta emocionada. Maria também enfatiza que tudo que está no museu é o nosso legado.

A técnica do Museu da Cidade, Grace Perdigão, afirma que o museu está muito agradecido de poder receber tantas visitas como parte do projeto. “Já é a 16ª visita que o Fundo Manaus Solidária compartilha com a gente e podemos perceber como esse projeto já beneficiou tanta gente diferente: crianças, jovens, adultos, sejam eles sem necessidades específicas ou não. Estamos ansiosos para conhecer mais pessoas e contar a nossa história para elas”, finaliza.

O Museu da Cidade de Manaus tem visitação aberta de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h (com última entrada às 16h20), com acesso gratuito. É localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro 2.

Texto: Nicole Baracho

Fotos: Karla Vieira

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmEyF74q