Roda de conversa reúne estudantes e profissionais para discutir o papel da mulher na sociedade

A programação de atividades comemorativas ao mês da mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, realizouna tarde deste sábado, 10/3,  no Parque Ponte dos Bilhares, na zona Sul, uma roda de conversa sobre o papel da mulher na sociedade. A finalidade foi a de trazer à tona temas ligados ao empoderamento feminino com palestras e debates protagonizados por mulheres de destaque em suas áreas de atuação.

O evento foi aberto a todos e aconteceu na Sala do Serviço Social da Indústria (Sesi), na segunda etapa do parque. A atividade contou a presença da vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella, que destacou a importância de discussões que modifiquem realidades de preconceito e discriminação e façam valer os direitos das mulheres.

“Conhecimento e informação são armas poderosas. Nesta programação voltada para o mês da mulher em Manaus, nós temos desde ações de cidadania, onde levamos os serviços da Prefeitura de Manaus, com serviços de emissão de documentos e exames médicos, até mesas-redondas e rodas de conversa como essa realizada no Parque dos Bilhares, onde levamos a mensagem do prefeito Arthur Virgílio Neto, que é a do respeito a todas as mulheres”, explicou Santaella, lembrando que na próxima terça-feira, 13/3, haverá uma palestra voltada às questões da saúde da mulher na Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres.

A subsecretária de Políticas Afirmativas, Socorro Sampaio, participou da roda de conversa e destacou a importância da realização do evento num parque urbano. “Este é um parque que traz alegria e bem-estar para as famílias e queremos agradecer ao prefeito Arthur Virgílio e à primeira-dama Elisabeth Valeiko pelo carinho e respeito demonstrado para com todas as mulheres da cidade e do Amazonas ao realizar uma programação tão completa como essa e a campanha do Março Lilás, voltada para os cuidados em relação ao câncer do colo do útero”, afirmou Socorro Sampaio.

A estudante de Fisioterapia Aline Gusmão considerou o evento uma oportunidade de crescimento. “Infelizmente, as mulheres ainda não são valorizadas e palestras como essa são fundamentais para que possamos ver o quanto somos importantes e o quanto podemos alcançar nossos objetivos”, disse. Além dos debates, o evento contou também com feira de adoção de pets, atendimento de saúde a felinos e a zumba solidária, que arrecadou alimentos para serem doados ao Grupo de Apoio a Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gama).

Atuaram como palestrantes a psicopedagoga Cecília Otto, a jornalista Juliana Teles e a militante do movimento negro Eleomea Barroso. Para Cecília Otto, a importância política da mulher precisa ser ressaltada. “A mulher precisa ter a visão exata da sua importância política, nós podemos estar em todos os lugares e todos os âmbitos, sendo protagonistas desse processo. Estou superfeliz de estar nesse espaço público falando sobre isso para mulheres de diferentes perfis, e é essa junção que nos fortalece”, afirmou.

— — —

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas