Projeto Almoço Solidário é realizado na Cozinha Comunitária do Santo Agostinho

Integrando parte da campanha “Natal do Abraço”, da Prefeitura de Manaus, a Cozinha Comunitária do bairro Santo Agostinho, zona Oeste, recebeu nesta segunda-feira, 16/12, o projeto Almoço Solidário, idealizado pelo Fundo Manaus Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“É o terceiro ano que o Executivo municipal realiza o Natal do Abraço, e o Almoço Solidário nas Cozinhas Comunitárias. É uma prioridade do prefeito Arthur Virgílio Neto, e da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, atender essas pessoas, reconhecidamente em situação de vulnerabilidade social, e uma satisfação para nós poder ajuda-las, principalmente neste período de solidariedade, que é a época natalina”, salientou a titular da Semasc, Conceição Sampaio.

Ao som das músicas de natal cantadas pelos recreadores do parque Cidade da Criança, os usuários da cozinha comunitária se deliciaram com uma refeição de comidas típicas da época, além da distribuição de brinquedos pelo Papai e Mamãe Noel para as crianças.

Alguns brinquedos foram doados pela empresa Romanel, enquanto os chesters foram doados pelo programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM).

Contentamento

“Sempre é uma satisfação frequentar a cozinha, ainda mais num dia especial como este. É uma imensa alegria participar desta festa natalina e estar em união e cumplicidade com os demais. Hoje o meu agradecimento especial vai para as cozinheiras que todos os dias se dedicam em fazer comidas maravilhas”, declarou Edilson Medeiros, 58. Há sete anos frequentando diariamente o local, ele disse ter ficado muito feliz em ter um almoço de Natal, no equipamento de segurança alimentar e nutricional, mantido pelo município.

Natal do Abraço

O “Natal do Abraço” possui três eixos de atuação. O primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade; o segundo eixo é o “Noites Felizes”, que consiste na programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade; e o terceiro eixo são os “Almoços Solidários”, em que são promovidos almoços natalinos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.

A programação do Almoço Solidário segue em outras cozinhas comunitárias, além do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).

— — —

Texto – Alexsandro Machado / Semasc

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmK4xqC6