Parque dos Bilhares tem programação voltada às mulheres

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares vai abrir espaço para a discussão do papel da mulher na sociedade, dentro da programação do Mês da Mulher, realizada pela Prefeitura de Manaus, com apoio do Fundo Manaus Solidária. O evento acontecerá no próximo sábado, 10/3, a partir das 16h, e será composto por mesa-redonda, com a participação de representantes femininas de segmentos diferentes, para mesa-redonda intitulada “O Protagonismo feminino na sociedade”, com enfoque sobre questões como o racismo e o empreendedorismo, além de diversas atividades que estarão acontecendo no parque.

A mesa-redonda será realizada na sala do Serviço Social da Indústria (Sesi), na segunda etapa. Atuarão como palestrantes a psicopedagoga Cecília Otto, que falará sobre o “Protagonismo da Mulher Amazonense”; a militante do movimento negro Eleomea Barroso, com o tema “Até onde meu cabelo me impede de ser alguém”, e a jornalista Juliana Teles, que abordará “Empreendedorismo feminino, um mercado em expansão”. Para Cecília Otto, abrir espaço para discussões que levem a uma reflexão sobre o papel da mulher num espaço público como o parque é uma iniciativa louvável.

“O ganho é gigantesco para todas as mulheres, sejam elas graduadas ou não, profissionais, donas de casa, líderes comunitárias, a proposta é fazer com que a mulher faça seu auto-Reconhecimento, lute pelos seus direitos e se veja projetada nesse processo de crescimento”, explica Cecília, que coordena o Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A palestra da professora e militante Eleomea Barroso vai girar em torno das suas próprias experiências de vida. “Se ser mulher já é difícil, ser mulher negra é ainda mais, no que se refere a oportunidades de trabalho, remuneração e respeito. Essa é uma mentalidade que vem de muito longe, e é uma luta que vamos ter que continuar lutando”, afirma, referindo-se aos padrões de beleza impostos pela sociedade e que excluem a mulher negra com os traços originais.

A jornalista Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub, espaço de co-work que fomenta o empreendedorismo e a inovação, explica que irá abordar números atuais do mercado de trabalho que apontam diferenças entre salários pagos a homens e mulheres. “As mulheres, em média, no Brasil, ganham 30% a menos que os homens e é preciso chamar a atenção para essa questão”, afirma ela.

Além da mesa-redonda, a programação contará ainda com feirinha de adoção e desfile de cães, apresentação do Maracatu Baque Mulher Manaus, zumba solidária, unidade de saúde felina, exposição de produtos de embelezamento feminino e curso de automaquiagem. A programação vai até as 18h30.

— — —

Fotos: Arquivo / Semmas