Outubro encerra com programação dedicada a crianças do Hemoam

O mês de outubro chegou ao fim com a realização da última festa do Dia das Crianças realizadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), na manhã desta terça-feira, 31, na sede do Grupo Raio de Sol, no prédio da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Durante todo o mês de outubro foram realizadas festas de Dia das Crianças na Vila da Felicidade, Colônia Oliveira Machado, Colônia Antônio Aleixo, na ala infantil da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e hoje na sala do Grupo Raio de Sol.

No local, as crianças em tratamento contra doenças do sangue podem se distrair com brinquedos enquanto esperam pelas consultas médicas e sessões quimioterápicas. Conforme a vice-presidente do Grupo Raio de Sol, Márcia Baraúna, a sala que acolhe as crianças durante a permanência no hospital possui monitoramento e uma profissional, cedida pela Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) para ajudar as crianças internadas a não se prejudicarem na escola.

“As crianças que estão em tratamento não devem ser penalizadas duas vezes, por isso temos uma profissional de educação aqui para dar o suporte necessário a elas, principalmente as que estão internadas no hospital. A sala do Raio de Sol abre todos os dias, mas não pode ficar aberta o dia todo porque não temos monitores suficientes para supervisionar as crianças enquanto elas aguardam o atendimento médico. Nossa intenção é expandir o serviço a partir da reforma da sala, que deve acontecer ainda este ano”, adiantou.

Representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e a presidente do FMS e primeira-dama da capital, Elisabeth Valeiko, a vice-presidente do Fundo, Mônica Santaella, ressaltou que o encerramento do mês dedicado às crianças não poderia ter sido mais especial e emblemático, uma vez que o FMS foi concebido com o intuito de atender crianças com câncer e o Hemoam trata o público infanto-juvenil com doenças do sangue.

“O Hemoam atende crianças com doenças do sangue, exatamente o atendimento que preconiza, que foi a inspiração da nossa presidente, Elisabeth Valeiko, ao pensar a criação do Fundo Manaus Solidária. Estamos aqui para apoiar as ações desenvolvidas pelo Grupo Raio de Sol, especialmente nas que puderem amenizar as dificuldades enfrentadas pelas crianças e seus pais neste momento da vida deles. Nós já tínhamos feito uma visita aqui antes, sabemos da seriedade do trabalho e por isso também quisemos retornar e trazer um pouco mais de alegria as crianças em atendimento”, afirmou.

Pai do pequeno Maximus Asafe Oliveira da Silva, de 2 anos e 8 meses, Valcemir Martins disse que o filho enfrenta a leucemia há 1 ano e 5 meses e que esses momentos de festa são importantes para qualquer criança, principalmente, para as que estão em atendimento de saúde. Por isso, ele agradeceu pela presença dos servidores do FMS, pelo carinho do mascote do Fundo Manaus Solidária e pelos presentes entregues a todas as crianças que estavam na sala do Grupo Raio de Sol. Os presentes foram doados por servidores municipais e outros colaboradores.

“Somos de Lábrea e estamos em tratamento aqui em Manaus há três meses, antes estávamos em Rio Branco com ele. O Maximus é nosso filho único, meu e da minha esposa, Edilane Oliveira, e tem sido muito difícil para nós estarmos todo esse tempo em tratamento, já tem 1 ano e 5 meses, mas apesar disso nos mantemos confiantes de que o Maximus vai superar as dificuldades e vamos voltar para casa juntos e com saúde. Agradeço pela alegria deste dia ao meu filho e as demais crianças. Que Deus abençoe a todos os envolvidos”, agradeceu.

Texto: Michele Gouvêa

Fotos: Karla Vieira