Prefeitura de Manaus visita Organizações da Sociedade Civil para ouvir demandas e apoiar suas ações

Buscando parcerias e soluções para a área social de Manaus, a Prefeitura de Municipal de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, visitou nesta segunda-feira, 16/08, duas instituições sociais para conhecer de perto as demandas e ações de cada instituição.

Com o intuito de melhorar e alcançar mais pessoas em situação de vulnerabilidade, a presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, visitou a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) no bairro da Raiz e a Comunidade Nova e Eterna Aliança que fica no Centro de Manaus.

Presidente Dulce Almeida e equipe do Fundo Manaus Solidária realizam visita no Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (CARE)

Para a presidente do Fundo, Dulce Almeida, estar presente ouvindo os representantes das Organizações da Sociedade Civil (Oscs) é uma forma de apoiar os projetos que elas desenvolvem. “Precisamos fazer a diferença para que o manauara tenha esse retorno de forma positiva vinda das entidades nas quais estamos visitando hoje. Em nome do prefeito, David Almeida, eu agradeço o empenho de todos os voluntários que dão esse suporte maior”, afirma.

Na semana passada a Adra apresentou em uma reunião, todas suas ações ao prefeito de Manaus, David Almeida. “Ficamos muito honrados em apresentar nossas ações ao prefeito David Almeida e à presidente Dulce. E hoje a presidente do Fundo veio conhecer nossa sede e ver de perto o alcance do nosso trabalho”, disse Luiz Ferreira, diretor geral da Adra no Amazonas.

A Adra é uma organização humanitária mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em mais de cem países, onde trabalha com profissionais das áreas de psicologia, assistência social e educadores. No Brasil está presente em 14 estados, com inúmeras parcerias. No Amazonas, a instituição tem desenvolvido diversas ações voltadas à população em situação de rua e eventuais emergências sociais.

A Comunidade Nova Aliança tem um projeto social que se chama “Inclusão Social e Produtiva da População em Situação de Rua da Cidade Manaus”, onde tem o propósito de possibilitar a inclusão social e produtiva das pessoas em situação de rua, através da aquisição de materiais permanentes de consumo, serviços terceiros, abrigo para guardar objetos pessoais e dias alternados com a distribuição de comidas. “A presença da Prefeitura de Manaus foi de suma importância aqui na nossa sede para conhecer nossa localização, a dinâmica e a estratégia que é usada com as pessoas em situação de rua e todo o trabalho que a equipe desenvolve”, afirma   Francilene Carneiro coordenadora de projetos da Comunidade Nova Aliança.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

No próximo dia 19 de agosto, é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional desta categoria.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWrr1eN

Mário Oliveira