Março Lilás

A Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com o combate ao câncer de colo do útero e incrementa ações na rotina do serviço de saúde, com enfoque prioritário à sensibilização da população feminina com foco inclusive no profissional de saúde.

A introdução da vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde configurou-se como uma das principais medidas para o enfrentamento da elevada mortalidade por câncer de colo uterino e Manaus foi pioneira na implantação desta vacina nas unidades básicas de saúde, no ano de 2013.

Em 2018, foram vacinados em Manaus, 76.015 meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos. A vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos em 183 salas de vacina das unidades básicas municipais.

A realidade epidemiológica da capital Manaus, com alta incidência de Câncer de colo de útero, quando comparada às demais capitais brasileiras, é alarmante, onde o seu controle constitui uma das prioridades da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Considerando que o câncer do colo uterino possui alto potencial de cura quando diagnosticado em estágios iniciais (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, 2016c.

Manaus investe no diagnóstico precoce do Câncer de colo do útero, por meio da oferta de exame preventivo em 213 unidades básicas de saúde.

  • A idade de Rastreio para a coleta de preventivo é de 25 a 64 anos, com periodicidade do exame a cada três anos após dois resultados negativos;

CÂNCER DE MAMA

O Câncer de mama, assim como o câncer de colo do útero é uma das prioridades em Manaus.

  • A idade de Rastreio para a mamografia é 50 a 69 anos com realização do exame a cada dois anos;

A secretaria de saúde de Manaus possui disponível para a população feminina 05 mamógrafos nas unidades de saúde, além dos serviços credenciados pelo Complexo Regulador.

A oferta de mamografia pela secretaria de saúde de Manaus é de 26.163 exames por ano.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A rede de saúde municipal desenvolve ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças na população masculina em sua integralidade e diagnóstico precoce de patologias específicas dessa população, entre elas o Câncer de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde/SEMSA segue as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer/INCA, de não realização de rastreio e sim de diagnóstico precoce, baseado nos sinais e sintomas relatados pelos pacientes.

A SEMSA Manaus ofertou no ano de 2018, 10.336 Ultrassonografias de Próstata Por Via Abdominal e 13.227 exames de Dosagem de Antígeno Prostático Especifico (PSA). Fonte: TABWIN/SIA/DATASUS.

CÂNCER DE PELE

As 232 unidades básicas de saúde são porta de entrada para os usuários com lesões suspeitas de câncer de pele. As 07 policlínicas da SEMSA Manaus são responsáveis pela avaliação dermatológicas e biópsia.