Idosos revisitam o passado durante ‘Uma Tarde no Museu’

O projeto ‘Uma Tarde no Museu’ beneficiou, na tarde desta quinta-feira, 31/10, um grupo de sete internos da Casa do Idoso São Vicente de Paulo. Os idosos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Cidade de Manaus através de iniciativa da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Os visitantes demonstraram curiosidade desde o início da visita, esbanjando um misto de surpresa e apreensão com os aparatos tecnológicos que o museu utiliza durante as exibições. A sala ‘Banho de Origens’, por exemplo, conta a história de personagens de diferentes origens que vivem na cidade, e deixou o grupo inteiro encantado com as projeções interativas no chão do local.

Geilsa Rodrigues, assistente social que os acompanhou, ressaltou a importância de atividades como essa no resgate da memória e melhor socialização dos idosos do instituto.  “Eles relembram de muitas coisas do passado da cidade e do que viveram. A visita ajuda a resgatar o tempo em que eles eram jovens e conviviam com tudo isso.  Além disso, é preciso trabalhar a socialização de todos eles. Aqui eu já percebi que muitos estão enturmados e isso é muito bom pra eles, isso é vida”, comentou.

Esse resgate de lembranças torna-se mais evidente a cada sala visitada. Dona Raimunda, de 87 anos, demonstrou entusiasmo com a sala dos prefeitos, pois ela identificou “pessoas do seu tempo” nos quadros na parede. Seu Gonçalo, 74, trabalhou como guarda municipal no prédio que hoje abriga o museu, e diz ter ficado emocionado com o retorno ao local depois de tanto tempo.

“Essa iniciativa facilita que a população tenha pertencimento de uma coisa que é da cidade. Articular essa visita para essas pessoas faz com que elas se sintam pertencentes à cidade e tenham ideia do que é a visitação turística em um museu, uma vez que essa é a primeira oportunidade da maioria que compõe esses grupos”, afirmou João Araújo, diretor de turismo do município.

O Museu da Cidade de Manaus está localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro II. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h (com última entrada às 16h20), com acesso gratuito.

Texto: Daniel Brito / Manaus Solidária

Fotos: Karla Vieira / Manaus Solidária