Idosos da Fundação Doutor Thomas recebem programação do ‘Natal do Abraço’

O projeto Almoço Solidário, do “Natal do Abraço”, esteve nesta quarta-feira, 18/12, na Fundação Doutor Thomas (FDT), zona Centro-Sul, onde 80 internos da instituição puderam desfrutar de uma refeição natalina diferenciada, além de muita música e animação. Realizado pela Prefeitura de Manaus, com a coordenação do Fundo Manaus Solidária, o “Natal do Abraço”, tem na semana que antecede o Natal uma programação especial para os usuários das cozinhas comunitárias e também para os idosos internos da FDT.

O Almoço Solidário faz parte do terceiro e último eixo da programação do “Natal do Abraço”, uma iniciativa da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e tem por objetivo levar mais amor, respeito e dignidade às pessoas que já são assistidas, por meio de algum programa ou projeto, pela Prefeitura de Manaus.

“Essa confraternização tem sabor de família, de sentimento, de abraço, de respeito mútuo. O Almoço Solidário já passou por algumas das nossas cozinhas comunitárias e hoje chega aqui para atender a quem tanto já contribuiu e que tem na FDT a sua família. E é esse olhar de família que o prefeito Arthur Neto e a primeira-dama, Elisabeth Valeiko tiveram quando pensaram nessa programação. Que possamos não só no Natal, mas ao longo do ano, sempre olhar as pessoas e acolhê-las”, declarou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.

Solidariedade

Durante o evento, as amigas Júlia Barroso e Valda Marques, visitavam a interna Maria Dolores, 65. Vítima de um AVC, Dolores ficou com severas limitações, perdendo o contato com as amigas, que há algum tempo a buscavam. Nesta quarta-feira, juntamente com outras pessoas, Júlia e Valda foram à Fundação e encontraram quem tanto procuravam e, pela primeira vez, foram festejar com a interna o Natal.

“A Dolores foi nossa vizinha, ela teve um AVC ficou mal, aconteceram algumas coisas e acabamos perdendo o contato com ela, mas ela sempre estava nos nossos pensamentos, até que a encontramos. É a primeira vez que participamos dessa festa com ela. Achei tudo muito lindo, a festa muito boa, mas o que me deixou mais feliz foi ver como ela está bem, bem tratada. Só tenho a agradecer a todos que cuidam dela”, declarou Valda emocionada.

Conforme a diretora-presidente da FTD, Martha Moutinho todos os anos é montada uma programação extensa nesta época do ano para levar ainda mais alegria para a família Doutor Thomas. “Esse ano está sendo muito especial porque o Fundo Manaus Solidária trouxe o Natal do Abraço, está enchendo a casa de alegria. Estamos vendo os idosos felizes e para nós é um momento de muita gratidão”, afirmou.

Uma dessas idosas felizes era Dinah da Costa, 72, moradora há 2 anos e 3 meses da Fundação Doutor Thomas. “Gosto muito das festas daqui, é uma melhor que a outra. Foi tudo maravilhoso, muito bonito. Amo festa e dançar, hoje teve tudo o que eu gosto”, declarou.

Além do almoço especial, os idosos desfrutaram de uma extensa programação musical, que contou com a apresentação do coral da Primeira Igreja Batista de Manaus, os recreadores do parque Cidade da Criança e a banda Uns e Outros.

Natal do Abraço

O “Natal do Abraço” possui três eixos de atuação. O primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade; o segundo eixo é o “Noites Felizes”, que consiste na programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade; e o terceiro eixo são os “Almoços Solidários”, em que são promovidos almoços natalinos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.

– – –

Texto – Michele Gouvêa / Manaus Solidária

Fotos – Karla Vieira / Manaus Solidária

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmK7eLap