Galeria dos Remédios ‘abre as portas’ para o Natal do Abraço

O Natal do Abraço chegou nesta quarta-feira, 5/12, à Galeria dos Remédios, Centro, e encantou clientes e permissionários com o coral infanto-juvenil da Escola Municipal Waldir Garcia e com parte da turma do Parque Cidade da Criança. Desde o ano passado, a Galeria dos Remédios integra a programação que a Prefeitura de Manaus adotou como tema para incentivar à prática da solidariedade, da empatia com o próximo e que visa resgatar os valores natalinos.

Permissionário da galeria, José Almeida, 52, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Manaus e opinou que é preciso que o abraço, símbolo de amor, perdão, solidariedade e amizade, seja reproduzido diariamente e não apenas quando chegam as festas de fim de ano. Para ele, a iniciativa do Natal do Abraço é de grande relevância para reacender nos corações o sentido de afeto para com o próximo.

“O abraço é importante e acho que ele não deveria acontecer só nesse momento. Muitas vezes, em meio ao corre-corre do dia-a-dia as pessoas nem se cumprimentar, porém nessa época do ano, em que estão com os corações mais aquebrantados, acontecem momentos de abraço, de palavras de apoio, de reflexão e de desejar coisas boas umas às outras. Que esse Natal seja de muitos abraços e que isso se estenda durante o ano todo”, afirmou Almeida.

Participando pela primeira vez de uma apresentação cultural do Natal do Abraço, Sahel Guidobono, 10, estudante da escola Waldir Garcia e um dos integrantes do coral da escola, era um dos mais animados por levar sua arte e contribuir com a alegria de outros. Conforme ele, foi muito especial participar, ao lado dos amigos, de um evento tão feliz.

“Para mim é uma emoção grande participar do Natal do Abraço, principalmente porque ele representa a união. É muito legal estar aqui, cantar em lugares diferentes, com pessoas que você gosta, com amigos e ainda fazer outras pessoas felizes. Para mim foi muito bom”, disse Sahel rodeado de amigos que concordavam com a opinião.

Natal do Abraço

Idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, o Natal do Abraço visa incentivar o protagonismo solidário, onde a população que quer ajudar, seja com bens materiais ou outros tipos de ações solidárias, possa encontrar neste grande movimento social meios de fazer sua doação chegar, mais facilmente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O Natal, em seu sentido mais amplo, é representado pelo amor, pelo perdão, pela generosidade e pelos atos de bondade e é isso que desejamos passar para as pessoas. Todo mundo pode ser útil ao outro, seja doando algo a alguém, seja dando uma palavra amiga, um olhar de carinho ou um abraço afetuoso. Nosso Natal do Abraço quer motivar as pessoas a serem mais solidárias, a olharem o próximo e a cidade com mais carinho, respeito e afeto”, disse.

O Natal do Abraço contempla o “Espírito de Natal” com a ornamentação da cidade, onde se pretende espalhar os sentimentos de solidariedade, amor, paz, generosidade, compaixão, além de boas energias por toda a capital.

A campanha de Natal da prefeitura traz ainda o chamado “Noites Felizes” e tem o propósito de espalhar o espírito natalino, por meio de uma intensa programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade. Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público em geral. E a campanha natalina contempla ainda o “Almoço Solidário”, que são almoços natalinos promovidos em áreas periféricas da cidade com pessoas reconhecidamente em situação de vulnerabilidade social.

– –

Texto: Michele Gouvêa / Manaus Solidária

Fotos: Karla Vieira / Manaus Solidária

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmuMpm2K