Fundo Manaus Solidária promove ‘tira-dúvidas’ on-line com organizações sociais

O Fundo Manaus Solidária realizou nesta quinta-feira 13/8, mais um tira-dúvidas sobre prestação de contas, – desta vez on-line em razão da pandemia de Covid-19 -, com os representantes das 33 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) beneficiadas com fomentos concedidos, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/2019 – FMS.  O tira-dúvidas faz parte de uma série de ações de acompanhamento dos projetos apresentados e que estão em execução pelas OSCs. Grande parte dos questionamentos foi relacionada à realização dos projetos durante a pandemia.

Idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o tira-dúvidas é mais uma oportunidade para que as organizações sociais cumpram todos os aspectos recomendados no termo de fomento, e fiquem adimplentes quanto à prestação de contas, tanto diante do Fundo Manaus Solidária quanto dos órgãos de controle.

“O nosso interesse maior é ajudar. Por isso, fazemos desde o primeiro edital de credenciamento e depois no de fomento, encontros para tirar dúvidas, workshops e mantemos um canal de comunicação aberto com as OSCs. Nossa intenção é capacitá-los ainda mais e fazer com que consigam participar de editais municipais, estaduais, nacionais e internacionais com a mesma qualidade desde a formatação do projeto até a prestação de contas. Agradeço por todos que caminham conosco nessa construção tão importante para todos nós”, afirmou a primeira-dama.

As dúvidas das organizações sociais foram respondidas pelo diretor-executivo Ramiz Braga Júnior, pelo secretário-executivo Manoel Maciel Júnior e pela gestora das parcerias do Fundo Manaus Solidária, Cristina Seffair, além do assessor da Controladoria Geral do Município, Márcio Gonçalves.

Organizações sociais

Uma das participantes da live foi Lene Batista, do Instituto Cultural de Desporto e Lazer do Estado do Amazonas (ICDLAM), que agradeceu pelas orientações repassadas pela equipe do Fundo Manaus Solidária e destacou que os serviços essenciais da assistência social foram mantidos, mesmo na pandemia. “Os serviços de assistência social continuam sendo oferecidos, gratuitamente, para a comunidade. Estamos observando os cuidados de prevenção à Covid-19, mas não deixamos de colocar em prática a nossa programação”, disse.

O segundo edital de fomento do Fundo Manaus Solidária beneficiou projetos de até R$ 190 mil, cada, e contemplou 33 Organizações da Sociedade Civil, que promovam trabalhos de: qualificação e geração de renda; inclusão social de crianças e adolescentes; de jovens e adultos; de idosos; de pessoas com deficiência e defesa de direitos (mulheres em situação de vulnerabilidade social, pessoas com HIV/Aids, negros, indígenas, população LGBT, população em situação de rua ou migrantes).

O valor total do edital é de R$ 6 milhões e mais informações podem ser obtidas no site www.manaussolidaria.org.

— — —

Texto – Michele Gouvêa / Manaus Solidária

Fotos – Karla Vieira / Manaus Solidária

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmQ1dxL5