Fundo Manaus Solidária participa da campanha ‘Dia de Doar’

Este ano, o Fundo Manaus Solidária participará do ‘Dia de Doar’, contribuindo para este movimento que promove a solidariedade e a cultura de doação no país. O ‘Dia de Doar’ acontecerá no dia 27 deste mês e tem como objetivo mobilizar o Brasil inteiro para que a população apoie e doe, beneficiando milhares de organizações de cunho social. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 2012, porém a iniciativa mostrou-se tão impactante que se estendeu por mais de 45 países, oficialmente, participantes.

No Brasil, a divulgação do ‘Dia de Doar’ é de responsabilidade da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica, organizações que têm o apoio da Agência Benjamin, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). No entanto, essas instituições fazem questão de enfatizar que quem realmente faz o movimento acontecer são as pessoas que doam recursos, tempo e carinho para essa campanha.

Pensando nesses indivíduos e como forma de agradecer às pessoas que, individual ou coletivamente, organizam atividades para angariar recursos e os destinam para o Fundo Manaus Solidária destaca-se a assistente social do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Eneyde Silva de Oliveira, 48. Servidora do órgão há 16 anos, partiu dela a iniciativa de trocar doações por beijos durante a festa junina do órgão neste ano.

Ela e mais quatro servidoras arrecadaram dinheiro na “Barraca do Beijo” durante o arraial com o objetivo de comprar peças de roupa íntima para pessoas em situação de rua. Com o recurso foram compradas 150 peças, que foram repassadas ao Fundo Manaus Solidária e, em seguida, doadas às pessoas em situação de rua.

A iniciativa e as mensagens de solidariedade, generosidade e cuidado com o próximo fizeram com que os servidores do Manaustrans se interessassem também em participar da campanha “Servidor Solidário”, promovida pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Para a campanha foram arrecadados 40 pacotes de leite, 50 pacotes de fraldas infantis e seis de fraldas geriátricas.

“O Fundo Manaus Solidária é uma secretaria que estava faltando para organizar ações sociais da prefeitura e a sua criação motivou os servidores públicos a serem mais solidários. Essa vontade de ajudar vem da observação da necessidade de outras pessoas que não tem a mesma oportunidade que nós temos como servidores, ou que não tem um salário fixo. A gente observa as dificuldades e as vulnerabilidades do próximo e procuramos passar esse incentivo para os outros”, complementa Eneyde.

Para o ‘Dia de Doar’, você pode contribuir apoiando alguma organização que já conhece ou procurando novas para que possa contribuir no dia 27 de novembro. O importante é lembrar que o ‘Dia de Doar’ não se trata somente de doar alimentos ou roupas, mas também é sobre doar tempo, amor e carinho para o próximo.

—–

Texto: Nicole Baracho / Manaus Solidária