Fundo Manaus Solidária divulga nomes de organizações sociais aptas em Edital de Credenciamento

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 11/7, os nomes das organizações sociais aptas a participar do Edital de Credenciamento lançado pelo Fundo Manaus Solidária. Os nomes das 49 organizações que irão participar do workshop organizado pelo Manaus Solidária estão disponíveis na página 16, do DOM.

Participaram do Edital de Credenciamento 68 organizações sociais, no entanto, 19 foram consideradas inaptas devido à falta de documentação exigida em edital.

Finalizado o Edital de Credenciamento, o Manaus Solidária dará início ao workshop, que é a fase subsequente ao Edital de Credenciamento, e que terá a participação de universidades, conselhos regionais e outras entidades que possam dispor às organizações sociais orientações jurídica, contábil e na formulação de projetos.

É por meio dos projetos que as organizações sociais concorrem aos editais de fomento disponíveis em todos os níveis de governo, na iniciativa privada e em organismos internacionais. O Fundo Manaus Solidária irá lançar o seu Edital de Fomento neste segundo semestre e as organizações aptas no Edital de Credenciamento “saem na frente”, uma vez que já estão com a documentação toda analisada e aprovada, faltando apenas o projeto na área de atuação em que irão concorrer ao fomento.

De acordo com a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, todos esses processos – Edital de Credenciamento e workshop – são fundamentais para que se possa mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus, bem como suas áreas de atuação e a quantidade de pessoas que são assistidas por elas. O workshop é uma iniciativa inédita e que quer qualificar os responsáveis pelas organizações sociais nos aspectos fundamentais para a manutenção de suas atividades.

“Nosso interesse não é colocar barreiras, dizer não por não. Se existirem barreiras nós queremos ensiná-los a superar. Se for um CNPJ que falta, uma certidão ou outro documento exigido por se tratar de recursos públicos nós queremos que eles saibam como se organizar, como fazer as coisas da forma correta e que não sofram tanto para manter suas atividades. Por isso, o Edital de Credenciamento e o workshop que estamos preparando”, disse.

Conforme ela, as organizações que participaram do Edital de Credenciamento estão um passo à frente de quem não participou ou não se mostrou apto porque já se sabe que eles possuem os documentos que os credencia ao edital de fomento, “porém quem não participou do edital de credenciamento poderá participar do de fomento também, desde que a documentação esteja conforme o exigido por lei”, acrescentou.

Além da publicação dos nomes das organizações aptas no Edital de Credenciamento no DOM, nos sites do Fundo Manaus Solidária e da Prefeitura de Manaus –www.manaussolidaria.org e www.manaus.am.gov.br -, haverá publicação também em jornais de grande circulação.

INSTITUIÇÕES APTAS AO CREDENCIAMENTO

1 – Abrigo Moacyr Alves – NASTA

2 – Abrigo Monte Salem – Jovens Com Uma Missão

3 – Associação Beneficente o Pequeno Nazareno