Comissão de Paisagismo e Urbanismo se reúne para definir melhorias para Manaus

A equipe de trabalho que integra a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município de Manaus, criada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e presidida pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, se reuniu nesta sexta-feira, 29/3, na sede da Prefeitura de Manaus para alinhar as atividades que serão colocadas em prática a partir de agora.

A comissão terá como competências dispor sobre a organização, modernização, harmonização e embelezamento da cidade, além de identificar os pontos que possam receber melhorias em paisagismo e urbanismo. Para isso, está sendo elaborado o plano de ação de responsabilidade de cada secretaria, além de cronograma para implementação de melhorias em todas as zonas da cidade.

Conforme a presidente da comissão, Elisabeth Valeiko, que também é arquiteta e urbanista, o trabalho visa fazer o diagnóstico, buscar parcerias, planejar as ações e acompanhar as execuções. “Foi uma determinação do prefeito Arthur para que trabalhássemos ainda mais unidos e alinhados dentro dos espaços urbanos. Nossos secretários já trabalham muito, mas o desejo da comissão é que se faça tudo junto. Estamos definindo as áreas de atuação, para que possamos fazer este trabalho da melhor e mais abrangente forma possível”, disse.

Durante a primeira reunião do conselho, ainda segundo a primeira-dama, identificou-se a necessidade de que a área social também o componha, tendo em vista que é preciso identificar as pessoas que residem ou fazem uso dos espaços que serão recuperados e fazer com que essas pessoas também sejam integradas ao desejo de mudança positiva que será realizado.

“Identificamos que a área social precisa ser incluída, precisa estar presente em cada mudança que for implementada para que as pessoas entendam e sintam esse desejo de cuidar da cidade e se sintam responsáveis por ela também. Devemos cobrar sim, mas cada um também precisa fazer sua parte. Esta é uma determinação do prefeito e é o trabalho que estamos realizando para que alcancemos o resultado positivo dentro do que desejamos”, finalizou.

Além da presidente do Fundo e da Comissão, a equipe é composta por Michelle Barreto, do Instituto Aquila; Maria Josepha Chaves, secretária de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe); Kelton Aguiar, secretário de Infraestrutura (Seminf); Antônio Nelson de Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Paulo Farias, secretário de Limpeza Urbana (Semulsp); Nathacha Miwa, da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e Cláudio Guenka, Diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

 

— — —

Texto: Michele Gouvêa / Fundo Manaus Solidária

 

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmC4vSzi

 

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmx1ekWw