Colônia Oliveira Machado recebe a oficina ‘Sabor Solidário’

Mais uma edição do projeto “Sabor Solidário”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, foi realizada nesta terça-feira, 3/12, na Cozinha Comunitária da Colônia Oliveira Machado, zona Sul. Destinada aos profissionais das cozinhas e dos restaurantes comunitários mantidos pelo município, e também aos moradores do entorno desses espaços, o projeto oferece conhecimento e incentiva o empreendedorismo.

“Mil e duzentas pessoas diariamente são alimentadas pelas cozinhas comunitárias, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, aproveitou esse espaço para implantar o projeto Sabor Solidário, proporcionando à comunidade aprender um cardápio diversificado com profissionais renomados da nossa cidade”, pontuou Conceição Sampaio, titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

O projeto soma o conhecimento de vários parceiros especialistas em diferentes áreas da gastronomia, nutrição e negócios para dividir com pequenos empreendedores e com o público final, moradores de áreas menos favorecidas da cidade, receitas simples e acessíveis. Nesta terça-feira, a oficina foi ministrada pela chef Selma Reis, proprietária do Zefinha Bistrô e uma das mais renomadas profissionais da gastronomia de Manaus. Ela ensinou, para cerca de 30 pessoas, como preparar o “Bolo do Amor”.

“O projeto é excelente e eu já participo dele há um bom tempo, e sempre que eu puder vou participar, porque eu acho que o grande legado da vida é repassar o conhecimento que a gente aprende”, declarou Selma Reis.

Os participantes das oficinas poderão aplicar as técnicas aprendidas nos “Almoços Solidários”, um dos eixos do Natal do Abraço, que serão realizados no decorrer do mês de dezembro.  “É a primeira vez que estou participando e está sendo muito bom participar. Por meio desse projeto, vou colocar em prática para a família e até gerar renda com essa nova receita”, revelou a dona de casa, Raimunda dos Santos.

Natal do Abraço

O “Natal do Abraço” possui três eixos de atuação. O primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade; o segundo eixo é o “Noites Felizes”, que consiste na programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade; e o terceiro eixo são os “Almoços Solidários”, em que são promovidos almoços natalinos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.

— — —

Fotos – Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmJMk1YG