Carona Solidária já levou quase 15 mil idosos de volta para suas casas após a vacinação em Manaus

A Carona Solidária surgiu de uma ação conjunta entre várias secretarias da Prefeitura de Manaus onde identificou que muitos idosos chegavam a pé, por aplicativo ou ônibus e na volta para suas casas, precisavam de um apoio com segurança.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a vacinação dos idosos precisava ser de forma humanizada e com segurança. E a partir daí pensamos nessa carona para que eles pudessem receber o acolhimento correto que é direito deles”, diz Jane Mara Moura, secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Semasc.

A secretária explicou ainda que o idoso é abordado para ver a necessidade de um transporte no retorno para o seu lar. “Os agentes de cada posto de vacinação abordam os idosos para ver como ele chegou e se precisa da carona na volta”, diz. O transporte está em todos os seis postos de vacinação e atende diariamente quase 2 mil idosos.

Dona Luzia Ramos de 74 anos, que chegou de aplicativo no posto de vacinação Povos da Amazônia, localizado na Bola da Suframa, Zona Sul de Manaus, a carona é algo muito bom para os idosos. “Estou muito feliz, além de vacinada vou voltar para minha casa com segurança”, disse a aposentada.

O Tenente da Casa Militar, William Dias, explica que já foram quase 15 mil atendimentos desde o dia 29 de janeiro, quando começou a vacinação dos idosos. “São quase 30 carros diariamente nos seis postos de vacinação. Um total de 15 mil idosos já utilizaram a carona da prefeitura com segurança para suas casas. É um empenho de todas as secretarias da prefeitura de Manaus, envolvidos nessa ação”, afirma.

A higienização dos transportes é feita diariamente para que no próximo dia, possa ser usado com segurança.

A ação é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, Casa Militar, Semasc, Manauscult, Semad, Implurb, Semmas e Sesma.

Fotos: Valdo Leão