Aposentadas ganham curso de ginástica no Mês da Mulher

As aposentadas e pensionistas da previdência municipal iniciaram nesta terça-feira, 13/3, mais uma atividade dentro da programação do Mês da Mulher, promovida pela Prefeitura de Manaus. Aulas de ginástica passam a fazer parte do cotidiano das seguradas, que realizarão a atividade às terças e quintas-feiras, de 8h30 às 9h30, na área de convivência da sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, no bairro Chapada.

“Iniciamos as aulas em março para homenagear as nossas alunas, que compareceram mesmo com muita chuva”, destacou a coordenadora do Setor Psicossocial da autarquia, Darla Gondim.

Com a turma de ginástica, a Manaus Previdência fecha a etapa inicial de cursos voltados aos seus segurados no primeiro semestre de 2018. Anteriormente, já havia iniciado os cursos de Exercitando a Memória e Coral, todos este mês. “A participação das mulheres aposentadas e pensionistas é muita expressiva”, comenta Gondim. “E, quando os homens se interessam, imediatamente os integramos aos grupos, pois os benefícios de cada atividade são para todos”, lembra, referindo-se a três aposentados matriculados na ginástica.

Todos os cursos são realizados em parceria. A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA) possibilitou os cursos de Coral e Ginástica, e a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), o “Exercitando a Memória”.

Força feminina

As comemorações do Mês da Mulher na previdência municipal priorizaram o envolvimento da saúde mental e corporal das seguradas para manter a autoestima e a qualidade de vida em alta.

Responsável por comandar a turma neste semestre, a professora Gleyce Maciel, da UnATI, iniciou com exercícios leves, para reapresentar às alunas à rotina do exercício do corpo.

Para estarem aptos a participar da atividade, todos os alunos precisam apresentar liberação por parte de um cardiologista. Gondim destaca que o exercício físico visa promover a saúde, prevenindo o surgimento de doenças. “O conceito de saúde, principalmente da pessoa idosa, não se restringe à ausência de doenças e nem só a saúde biopsicossocial. É também voltado para autonomia que a pessoa tem para melhor qualidade de vida”, diz. “Exercícios físicos monitorados por um profissional certamente ajudam os nossos alunos. A turma está cheia e temos uma lista de espera”, comemora.

Não ao ócio

A ideia de ficar sem fazer nada após a aposentadoria, que aconteceu há cinco meses, não agradou à Maria Eunice Teixeira Pereira, 63. Assim, quando veio assistir, no ano passado, a um filme do projeto Cine Pipocaprev, soube do curso de ginástica que teria continuidade em 2018 e ficou acompanhando a abertura das inscrições. “Assim que começaram, me inscrevi. Quero bem-estar físico. Não posso ficar parada”, relata.

Informações sobre as atividades oferecidas pela Manaus Previdência aos mais de 6 mil segurados do município podem ser obtidas pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h, ou pelo webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/).

Confira atividades oferecidas aos segurados do Município

Atividade Dia  

Horário

 

Exercitando a Memória  Segundas e quartas-feiras 8h30 às 9h30

 

Canto coral     Segundas e quartas-feiras 9h30 às 11h
Ginástica Terças e quintas-feiras 8h30 às 9h30

 

Cine PipocaPrev                      Toda 2ª quarta-feira do mês 8h às 10h

 

— — —

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Stephanie de Farias / Manaus Previdência

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskuyHVbc